quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Vamos organizar coisas?

Imagem Desk14


          Olá pessoal! 

          Mais um ano começou… Um ano se encerra e se outro se inicia, e o ciclo recomeça. E que tal se nós renovássemos, com com esse recomeço, a nossa forma de ver as coisas? 
          Falamos na última semana de 2015 sobre planejamento, e só há planejamento onde há organização. Pensando nisso, trouxemos como primeiro post dessa nova coluna, algumas dicas de como aplicar o 5S, para que possamos iniciar 2016 com o pé direito, mais leves, e sem coisas desnecessárias.
          Vamos começar entendendo o conceito de 5S:
          A filosofia do 5S tem origem japonesa, se baseia na prática qualidade e traz seu sentido enraizado nas palavras Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que traduzidas para o português, significam utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina, respectivamente. 
          O principal objetivo dos 5S é a simplificação do ambiente de trabalho, redução de desperdícios, eliminação das atividades que não acrescentam valor, aumento de segurança e melhoria dos níveis de qualidade.
          Analisando cada ponto da filosofia separadamente, temos:
  • Seiri - representa o senso de organização e pretende identificar no posto de trabalho as coisas necessárias e as desnecessárias. O objetivo aqui é eliminar as desnecessárias.
  • Seiton - representa o senso de arrumação e pretende definir o posicionamento de materiais, levando em consideração necessidade de utilização;
  • Seiso - representa o senso de limpeza e pretende definir práticas, normas de limpeza e a distribuição de tarefas de limpeza.
  • Seiketsu - representa o senso de saúde, que mostra a preocupação com a manutenção de condições (físicas e mentais) de trabalho favoráveis à saúde. 
  • Shitsuke - representa o senso de autodisciplina, para que possamos aplicar com rigor e disciplina estes todos os princípios anteriores.

          É muito melhor passar nossos dias de trabalho em um ambiente organizado e harmonioso, onde cada coisa tem o seu lugar, sem que ninguém se perca em meio a desordem, seja ela a própria desordem, ou do outro. Mas para além dos ambientes corporativos, o 5S pode ser aplicado em casa, e trazendo a prática para a nossa vida pessoal, temos a garantia de que nossos planos realmente se concretizarão, já que perderemos menos tempo tentando nos achar, podendo focar no que realmente importa.

          Os benefícios são inegáveis… Vamos praticar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário