quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Como e por que ser mais criativo no trabalho?



          Quando pensamos em trabalho criativo, pensamos logo em carreiras artísticas, ou então em escritórios como os do Google ou Facebook, pela forma mais descontraída que os postos de trabalho se apresentam. No entanto, o que pouca gente sabe, é que ser criativo e inovar é preciso em qualquer área, tanto para o desenvolvimento do profissional, quanto para o desenvolvimento da empresa, e talvez essa seja uma das causas que mais impactam na motivação e produtividade dos colaboradores.
          Ser criativo no trabalho não é só inventar coisas novas. O processo criativo pode estar em tarefas simples, principalmente quando se trata de solução de problemas. Na corrida pela inovação, ganha quem consegue enxergar novas formas de tratar velhas questões. 
          Para a empresa, abrir os canais de comunicação com os colaboradores para discutir ideias e receber feedbacks, são excelentes formas de estimular a criatividade dos funcionários, até porque, são eles quem executam as tarefas diariamente, e nada melhor do que ter a opinião de quem as realiza todos os dias, para que se possa implementar os processos de melhoria. Criar um fluxo de trabalho, para identificar os gargalos da produtividade também pode ser uma solução.
          Proporcionar um ambiente leve, descontraído, mas que mantenha o respeito também é uma alternativa. Mas e para o colaborador, como estimular a criatividade e colocá-la em prática? Existem algumas técnicas que podem ajudar:


          Além disso, existem outras formas de desenferrujar o cérebro:
  1. Saia da rotina - mude padrões, formas de pensar, trajetos, varie de restaurante. Fazer sempre as mesmas coisas faz com que o cérebro crie um padrão, e iniba o pensamento criativo. 
  2. Seja bem humorado - bom humor melhora o dia de qualquer pessoa.
  3. Veja-se como uma peça importante - quando tratamos as tarefas do dia a dia como importantes, cultivamos pouco a pouco prazer em fazê-las. Não veja seu trabalho como uma obrigação, e sim como parte de um todo, como parte de uma engrenagem, que é importante para um objetivo final.
  4. Consuma conteúdos diversos - jornais, revistas, músicas, filmes… Tudo isso estimula a criatividade.
  5. Mova-se! - atividades físicas fazem muito bem para o corpo e para a mente.


          Vamos despertar o lado criativo que existe dentro de cada um de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário