quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Gadget de Quinta: Internet das Coisas

          Olá pessoal,

          A nossa coluna sobre gadgets dessa semana vem trazendo algo diferente. Hoje abordaremos o conceito de Internet das Coisas, ainda não muito falado pelo público em geral, mas com certeza aplicado, mesmo que inconscientemente pela maioria das pessoas.
          Mas afinal, o que é essa tal de Internet das Coisas?
Esse conceito representa a nossa atual situação tecnológica, onde quase tudo está conectado a internet. Eletrônicos e eletrodomésticos, acessórios, automóveis, celulares, computadores... Mesmo que o objeto em si não aparente estar conectado, como no caso dos tênis que vem com chips acoplados para acompanhamento de exercícios. A peça não interage, e não é possível acessar a internet através dele, mas ele monitora e manda as informações para um aplicativo, onde podemos acompanhar os resultados.
          Com todo esse avanço tecnológico, os mundos real e virtual começam a se fundir, e as vezes parece difícil separar um do outro, não é mesmo? Aparelhos interconectados, todos conectados a rede, e o que parecia ser algo muito futurista, tem sido muito usado, como por exemplo quando usamos o smartphone para reproduzir algo na TV. Um aparelho conectado no outro e ambos conectado à internet.
          O vídeo abaixo explica de forma bem detalhada como a Internet das Coisas funciona:


          Fazendo um gancho no assunto, o vídeo abaixo traz uma palestra do Murilo Gun, onde ele fala sobre a revolução dos serviços e como isso provavelmente se dará em muito pouco tempo. Ele fala em como as pessoas, daqui há algum tempo, se comportarão mediante as soluções do dia-a-dia, no quanto as pessoas vão dar mais importância ao serviço, ou benefícios que um objeto ou empresa pode nos oferecer, do que no bem, propriamente dito.
          Um dos excelentes exemplos que ele dá, entre muitos, é o do purificador de água. Hoje as pessoas não querem comprar um filtro purificador, elas querem ter acesso a água purificada, então, pensando nisso, a empresa passou a fornecer o filtro e a manutenção o bem, dando ao cliente exatamente o que ele quer, cobrando uma taxa pelo serviço. Se pararmos para pensar, o mundo Telecom é quem propicia toda essa conexão e modernidade! Para isso, trabalhamos!



Vale a reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário