Uma das coisas que todo o ser humano deveria aprender
desde cedo é o ato de dar e receber feedbacks. Feedbacks são aqueles toques,
aquelas críticas construtivas, aqueles conselhos, que podem nos ajudar a perceber
algum detalhe na nossa rotina, ou na nossa forma de trabalhar, que pode estar
nos impedindo de cumprir as tarefas com maestria.
Dar feedbacks é tão difícil quanto receber feedbacks,
pois quem recebe, precisa saber ouvir com atenção, e não apenas deixar aquilo
entrar por um ouvido e sair pelo outro, pois um feedback é uma crítica construtiva
sobre algo que precisa ser melhorado. No lugar de falar junto com quem está te
dando o feedback, tentando se justificar o tempo inteiro, absorva o que foi
falado, tome para si aquilo que ache pertinente.
Outra coisa importante é não levar esses feedbacks para o
lado pessoal, pois no mercado de trabalho estamos sujeitos a isso o tempo todo,
e alimentar mágoas e angústias porque alguém acha que existe uma forma melhor
para que o seu trabalho seja feito, é uma verdadeira carda de tempo. Precisamos
ser maduros para entender, mudar quando necessário e crescer com isso.
No entanto, para que um feedback seja efetivo, ou seja,
tenha o efeito esperado, ele precisa ser assertivo, ou seja, precisa expressar pensamentos e emoções sem violar os
direitos do outro. Isso é uma coisa que ninguém nasce sabendo, e todos nós
podemos ser treinados para tal feito.
Vale lembrar que as vezes o feedback pode
vir como um retorno, para o colaborador saber que está executando um bom
trabalho, mas quando não é o caso, alguns detalhes na forma como nos
comunicamos, podem ajudar a alcançar a assertividade na questão:
1. Use frases na
primeira pessoa. Exemplo: Em vez de dizer “Você me
aborrece”, diga: “Eu fico aborrecido quando você não cumpre os prazos.”
2. Substitua o “mas”
pelo “e”. Exemplo: em vez de dizer “Você tem
um bom relacionamento com os clientes, conhece bem os produtos, mas não consegue vender...”, diga:
“Você tem um bom relacionamento com os clientes, conhece bem os produtos e não consegue vender...”
3. Substitua o “tentar”
pelo “fazer”. Exemplo: em vez de dizer “Por
favor, tente ir à reunião amanhã”,
diga: “Por favor, vá à reunião
amanhã.”
4. Substitua o “se” pelo
“quando”. Exemplo: em vez de dizer “Se
você concluir o relatório...”, diga: “Quando
você concluir o relatório...”
5. Substitua o “espero”
pelo “sei”. Exemplo: em vez de dizer “Eu espero que você realize no prazo”,
diga: “Eu sei que você vai realizar
no prazo.”
6. Evite o condicional. Substitua o “Eu gostaria que você compreendesse” por: “Peço que
você compreenda.”
7. Acompanhe
posteriormente. É preciso frisar a importância
que você dá para a mudança de conduta e acompanhar para ver se as coisas
realmente evoluíram.
Essas são algumas das técnicas listadas
pela revista Exame, então para ler a matéria completa, clique aqui.
Boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário