Quantas vezes você já se deparou em um evento incrível, tentou compartilhar uma foto pra mostrar ao mundo aquele momento tão especial e... Falha no carregamento? Muitas, não é mesmo? Isso acontece porque o aumento instantâneo da demanda dos serviços das teles cause um congestionamento no sistema.
Só na Copa de 2014, segundo o SINDITELERASIL, foi calculado durante uma única partida, um total de mais de 6,5 milhões de fotos e mais de 500 ligações telefônicas. É muita coisa, e se em dias comuns, os serviços já tem sua dificuldade de se manterem normais, imagina com essa sobrecarga.
Para que esse problema seja minimizado, e não existam problemas desse tipo durante os Jogos Olímpicos, uma mega estrutura vem sendo preparada, dentro de um orçamento previsto de 7,5 bi, e que deve ficar como legado dos Jogos para o país. A rede de telefonia fixa está sendo preparada para absorver a uma demanda estimada de 15 mil linhas e 55 milhões de minutos de tráfego, e para a telefonia móvel, a demanda prevista é de 16 mil novos SIM Cards.
Resposnável pela rede de telecom dos jogos, a Embratel pretende instalar 15 mil pontos de CATV e redes Wi-Fi em todos os locais da competição, nos ônibus que transportarão a Família Olímpica, além da Vila dos Atletas, Vilas de Mídia, Centro Internacional de Transmissão (IBC) e Centro Principal de Imprensa (MPC), nos locais utilizados pelos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), federações, comitês olímpicos, atletas e equipes de trabalho.
Os números são mesmo impressionantes, mas o evento também é um dos mais grandiosos, e se tudo correr bem, vamos ter o que comemorar no esporte e com as coisas boas que os jogos vão nos deixar.
Fonte: Convergecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário