segunda-feira, 6 de julho de 2015

Fôlego de Segunda: Foco!

     Sabe aqueles dias que a gente faz mil e uma coisas, mas no fim, não fizemos quase nada do que precisava realmente ser feito? Aqueles, que a gente chega a ficar cansado, estressado, estafado, porque correu de um lado pro outro, feito barata tonta e não saiu do lugar? Então, talvez o problema seja a falta de foco, que faz com que a gente comece inúmeras tarefas, que nem sempre serão concluídas, porque desviamos a atenção para outras coisas, talvez mais importantes, ou até mesmo interessantes.
     Além do acúmulo das tarefas diárias no trabalho, telefone, email, tarefas mais urgentes que a anterior, tem ainda a enxurrada de informações as quais estamos expostos o tempo inteiro. Assim, fica ainda mais fácil se distrair. Rede sociais, aplicativos de mensagens que não param um minuto... Sabemos que a vida é muito movimentada, mas precisamos nos organizar, separar um tempo para cada coisa, pois no final, os prejudicados seremos nós mesmos. Apesar de nem percebermos, a causa maior do cansaço excessivo e da improdutividade está relacionada à falta de foco, que faz com que a gente corra o tempo inteiro e não chegue a lugar nenhum.
     Pensando nisso, procuramos por dicas que pudessem ajudar a manter o foco nas tarefas, sejam elas do trabalho, ou pessoais. Essas foram originalmente publicadas na Revista Emprego, e funcionam mesmo (matéria completa aqui). Manter o foco evita o desgaste excessivo, que só se agrava ao longo do tempo.

 1) Identificar o problema: o que causa a perda de foco? É a fome, a fadiga ou um vício em redes sociais? Entender o ponto principal é o primeiro passo para resolver a questão.

2) Planejamento: visualizar como será a jornada de trabalho antes de ela começar ajuda a permanecer atento. O estabelecimento de metas, com as tarefas anotadas, pode manter o foco.
3) Um bom café da manhã: estudos comprovam que se alimentar bem na primeira refeição do dia melhora a atenção e a concentração.
4) Meditação: cientistas descobriram que meditação melhora as funções do cérebro ligadas à atenção. Não é má ideia tentar se desligar por um tempo para render mais aos longo do caminho.
5) Trabalhar offline: um levantamento comprova que 60% das interrupções no trabalho vêm de email, redes sociais e celulares. Então, para tarefas que não envolvem a internet, é válido usar os clássicos papel e caneta. Deixar o celular no modo silencioso e checar o email apenas de hora em hora também é importante.
6) Cumprir tarefas menores: alguns psicólogos acreditam que o cérebro trabalha muito para processar uma grande quantidade de informação. Então, tentar organizar o maior projeto da empresa em apenas uma tarde é inútil. O indicado é dividir os projetos em tarefas individuais, que possam ser cumpridas mais facilmente.
7) Cronometrar: trabalhar em um projeto por um tempo pré-determinado é melhor do que fazê-lo até o fim. Dessa maneira, as ideias podem ser renovadas e a paciência não se esgota.
8) Limpar a mesa: bilhetes, recados antigos e fotos podem se tornar uma distração. Deixar a mesa limpa com apenas o necessário pode ajudar a manter o foco.
9) Aplicativos: é possível descartar as distrações com a ajuda da tecnologia. Alguns aplicativos bloqueiam sites ou fazem com que o computador possa abrir apenas um programa por vez. Além disso, ferramentas online calculam quanto tempo foi gasto em determinadas páginas.
10) Recompensa: um pouco de motivação ajuda a seguir em frente. E ela pode partir do próprio funcionário. Prometer-se um prêmio para quando a lista de tarefas acabar é uma saída válida.
11) Cuidar os intervalos: chegar no escritório cedo, trabalhar durante a hora do almoço e ficar depois do expediente não significa, necessariamente, fazer mais. Trabalhar bastante e parar para pequenos intervalos pode ser mais benéfico do que nunca tomar um fôlego, até o cérebro parar de vez.
12) Usar fones de ouvido: algumas empresas adotam a regra de que ninguém pode distrair quem está usando fones de ouvido. É uma forma de mostrar que algo importante está sendo feito e não há tempo para conversas.
13) Cafeína: café ou chá ajudam a manter as pessoas mais alertas e capazes de se concentrar. Além de trazer mais sabor ao trabalho.




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