terça-feira, 21 de julho de 2015

Notícias do Mundo Telecom - Modelos do setor em discussão

     Na semana passada o site Tele Síntese colocou em pauta uma discussão sobre o futuro das Telecomunicações no Brasil, uma vez que os contratos de concessão expiram em aproximadamente 10 anos. Com a proximidade da revisão das metas a serem definidas para as concessionárias de telefonia fixa, avançam também os estudos para a nova modelagem do setor. 
     Uma solução apresentada foi a conselheiro da Anatel, Marcelo Bechara, que defende o fim do serviço público da telefonia fixa, e consequente fim da concessão. O conselheiro entende que, desta maneira, conseguiria massificar a banda larga, principal reivindicação da sociedade.
     Vários parlamentares, inclusive o presidente da subcomissão de Telecom da Câmara dos Deputados, Vittor Lippi, têm falado com insistência sobre uma mudança de modelo no setor, com a necessidade de criar uma concessão de infraestrutura, ou seja uma separação estrutural das empresas. 
     Há ainda, entre as diferentes modelagens em estudo no MiniCom, aquela que, ao invés de antecipar o fim da concessão, o governo deveria acabar com o seu prazo, ou, criaria uma concessão por tempo indeterminado. 
     As concessionárias, em linhas gerais, se posicionam publicamente afirmando que, do jeito que está, a concessão da telefonia fixa não se sustenta nem mais por cinco anos. Ou o governo muda o peso da concessão ou discute o  novo modelo.
     Para ler a notícia completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário