Muitas empresas tem usado o Instagram porque é uma rede social onde trabalha-se exclusivamente com fotos, e imagens falam mais que mil palavras.
Certo?
Como usar o Instagram no trabalho?
Escrito por Lucas Diniz, especialista em redes sociais
Impossível não reconhecer o poder das imagens na internet. A fotografia, por exemplo, demonstra-se bastante capaz de despertar emoções de maneira mais rápida e intensa em comparação ao texto, principalmente em tempos de maior velocidade e estímulos de informação. Que tal, então, explorar uma rede social que é baseada somente em imagens?
O Instagram, plataforma com mais de 130 milhões de usuários em todo o mundo, tem se tornado eficaz em ações de marketing digital. Com abordagem diferenciada de outras redes como Facebook e Twitter, exige ainda mais criatividade de empresas e pode ser bastante útil na consolidação do conceito de uma marca.
1. Crie hashtags de compartilhamento: o uso de hashtags no Instagram auxilia na segmentação do conteúdo e facilita as buscas dos usuários. Estimule seu público a postar imagens relativas à sua marca com hashtags específicas.
Desta maneira é possível identificar quem usa seu produto e serviço, o que pensa sobre ele e também publicar as melhores fotos de seus consumidores em seu próprio perfil. Este tipo de ação permite a criação de campanhas e promoções para melhores imagens, por exemplo, além de demonstrar maior aproximação com o público.
Um caso bem-sucedido é o da companhia de cafeterias Starbucks. O perfil oficial da rede no Instagram (@starbucks) compartilha fotos com experiências de diversos consumidores ao redor do mundo, demonstrando atenção a seu público e consideração a suas opiniões.
2. Exiba seu backstage: uma boa maneira de afirmar o compromisso de seu negócio é mostrar sua linha de produção. Se sua marca estiver vinculada a um serviço, aproveite para divulgar suas vantagens, a utilização por consumidores, pontos físicos disponíveis. Caso sua empresa desenvolva algum tipo de produto, aproveite o Instagram para postar fotos de cada etapa da montagem, os funcionários responsáveis, a chegada às prateleiras.
A marca de joias Tiffany & Co. (@tiffanyandco) apresenta um ótimo exemplo dessa tática, ao mostrar cada detalhe da criação de seus produtos, apontando uma visão detalhada das técnicas e profissionais envolvidos.
3. Integre seu perfil a outras redes sociais: é importante que seu perfil no Instagram esteja vinculado a outras redes sociais. Sempre que você postar uma imagem, essa será compartilhada em seu Facebook ou Twitter, por exemplo. Desta maneira, além de manter seus perfis atualizados, você estimula que seu público acompanhe, também, esse outro canal de comunicação de sua empresa.
A marca de jeans Levi’s (@levisbrasil) costuma se utilizar desta estratégia, postando fotos de seus produtos no Instagram e vinculando a outras plataformas.
4. Propague seu estilo de vida: muito além de produtos e serviços, sua empresa deve vender um conceito. Quem sua marca quer atingir? Que sensações ela é capaz de proporcionar? Por que alguém deve escolhê-la? Motive seus usuários através de imagens estimulantes, diferentes, interessantes e que, principalmente, definam o que sua marca quer demonstrar.
A Red Bull (@redbull), por exemplo, busca divulgar o estilo aventureiro de diversos atletas que são patrocinados pela marca, muito além de disseminar seus produtos. Desta forma, demonstra que parte de seu lucro é voltado para ações de esporte e de estímulo a atividades físicas.
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Sim, essa rede social só funciona em aparelhos móveis!
Como você pode ajudar? Tire fotos conceituais, mostre a equipe produzindo, uma comemoração da equipe, um projeto pronto e marque @ligtelecom e crie um assunto coerente, como #projetosligtelecom
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