terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Notícias do mundo telecom: Por que o Facebook pode ser bloqueado, caso o WhatsApp não coopere

          Na última semana, o bloqueio do WhatsApp foi o assunto mais falado entre os brasileiros, e aconteceu por ordem da justiça brasileira, motivado pela falta de cooperação da empresa com uma investigação criminal. Sabe-se que a empresa já havia sido multada por não responder as solicitações da justiça, entretanto, segundo matéria do site Olhar Digital, caso a empresa de Zuckerberg continue a descumprir as determinações da Justiça brasileira, quem pode acabar sendo bloqueado é o Facebook.
         Tanto o bloqueio, quanto a multa foram estabelecidos como medida para incentivar a empresa a cooperar com investigações de latrocínio e tráfico de drogas e de e acordo com Bissoli, advogado consultado na matéria, embora o WhatsApp não tenha representação no Brasil, o Facebook - que é dono do WhatsApp - tem. Sendo assim, a filial brasileira do Facebook fica responsabilizada pelo descumprimento das ordens judiciais da empresa que gerencia o aplicativo de mensagens instantâneas. O que quer dizer que a Justiça poderia ordenar um bloqueio do Facebook no Brasil para obrigar o WhatsApp a acatar as demandas judiciais. 
          O WhatsApp alega que, por usar criptografia, não teria acesso ao conteúdo das conversas dos usuários, não conseguindo atender as exigências da justiça. 
          Vamos aguardar para ver o final dessa novela.

          Para ler a notícia completa, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário